quinta-feira, 9 de junho de 2011

VÍDEOS





Biodiesel: Saiba mais


O biodiesel é um combustível para ser utilizado nos carros ou caminhões, feito a partir de óleos vegetais ou de gordura animal.
Atualmente o biodiesel vendido nos postos pelo Brasil possui 5% de biodiesel e 95% de diesel. O biodiesel só pode ser usado em motores a diesel, portanto este combustível é um substituto do diesel.
Para se produzir biodiesel, o óleo retirado das plantas é misturado com álcool (ou metanol) e depois estimulado por um catalisador. O catalisador é um produto usado para provocar uma reação química entre o óleo e o álcool. Depois o óleo é separado da glicerina e filtrado.
Existem muitas espécies vegetais no Brasil que podem ser usadas na produção do biodiesel, como o óleo de girassol, de amendoim, de mamona, de soja, entre outros.

Importância do Biodiesel para o meio ambiente



O consumo de combustíveis fósseis derivados do petróleo apresenta um impacto significativo na qualidade do meio ambiente. A poluição do ar, as mudanças climáticas, os derramamentos de óleo e a geração de resíduos tóxicos são resultados do uso e da produção desses combustíveis. A poluição do ar das grandes cidades é, provavelmente, o mais visível impacto da queima dos derivados de petróleo.
O biodiesel permite que se estabeleça um ciclo fechado de carbono no qual o CO2 é absorvido quando a planta cresce e é liberado quando o biodiesel é queimado na combustão do motor.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Conscientize-se !







JOGAR LIXO NA RUA É CRIME!  




LIXO ZERO SAÚDE MIL



Lixo Zero Saúde Mil é um programa da Prefeitura de Maracanaú que tem como principal objetivo combater a destinação inadequada dos resíduos, de forma a reduzir os riscos à saúde ocasionadas pelo lixo.

O programa tem três eixos de ação:

1.      Pesquisa
a)      Mapeamento dos pontos de lixo;
b)      Pesquisa nos depósitos e reciclagens.

2.      Mobilização e educação ambiental nas comunidades e empresas;

3.      Fiscalização quanto à disposição inadequada do lixo e apenação dos infratores.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Reserva Indígena Pitaguary - Imagens








Reserva Indígena Pitaguary



HISTÓRIA:

Pitaguary, nome de origem Tupi, designa o povo indígena que vive entre Maracanaú, Pacatuba e Maranguape. A Terra Indígena Pitaguary tem em seus arredores uma área caracterizada pela concentração de indústrias e urbanização crescente. Desde muito tempo, essa terra é socialmente marcada por uma série de acontecimentos que fundam a memória coletiva de seu povo. Foi nela que os “troncos velhos” pereceram, deixando suas “raízes antigas”.
Após um longo período de discriminação, anonimato e mão-de-obra forçada e controlada pelo Estado o índio cearense reverteu essa situação, mais precisamente, na segunda metade do Século XX. A partir da década de 80, dada à mobilização do povo Tapeba, voltou-se a falar sobre a presença indígena no Ceará. Logo em seguida, já no início da década de 90, foi a vez dos Pitaguary, que começaram a se organizar politicamente para pressionar pela demarcação de sua terra.

CARACTERÍSTICAS:

        Assim como todos os outros grupos indígenas, os Pitaguary apresentam várias características que marcam as suas crenças, o seu espaço físico, além da sua cultura e tradição, a partir de danças e rituais, entre outros.
         A “mangueira centenária”, a “senzala dos escravos” e a gruta ou do “buraco” de Santo Antônio são lugares marcantes da área desse povo. Outra marca dessa tribo indígena é o Toré, uma dança que se inicia com os participantes dando as mãos e formando um grande círculo, como numa "corrente" de oração.
Há também as crenças nos chamados “seres encantados”, presentes nos relatos míticos que têm como personagem principal a “caipora”, além das narrativas orais, que constituem um importante elemento da cultura Pitaguary.
         Ao contrário do que muitos pensam, os Pitaguary apresentam uma crescente população, todos falantes do português. A maioria dos habitantes da Reserva Indígena sempre morou lá, mudando somente de casa, terreno ou área circunvizinha. Isso explica a recorrência de inúmeros cruzamentos familiares e de uma rede de parentesco bastante particular, na qual bem se evidencia a preservação, através de várias gerações de famílias.