quarta-feira, 30 de março de 2011

Uma Verdade Inconveniente - Al Gore



Estamos em uma época em que catástrofes ambientais estão acontecendo constantemente em vários cantos do mundo, e que, por incrível que pareça, pessoas dizem que não passam de eventos naturais. Ondas de calor, furacões, tornados, secas e tempestades são cada vez mais intensas e fortes, além do aumento do número de epidemias, algumas causadas por doenças já controladas, e extinção de espécies de animais ou vegetais. O fato é que mudanças estão acontecendo em uma velocidade jamais imaginada e, grande parte, se deve ao aquecimento global.
 No documentário “Uma Verdade Inconveniente”, dirigido por Davis Guggenheim e apresentado pelo ambientalista e ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore, o aumento da temperatura global e as suas consequências são tratadas de forma realista e impactante. O principal objetivo é informar e, ao mesmo tempo, alertar toda a população mundial de que o aquecimento global existe e, mais do que isso, pode trazer prejuízos incalculáveis para o planeta.
Al Gore, em sua apresentação, tenta de forma clara e objetiva sensibilizar as pessoas para a questão ambiental. Através de pesquisas científicas, slides, animações e fotografias, ele conquista os ouvintes e trata de uma maneira didática um dos assuntos mais sérios e discutidos nos últimos anos.
Na visão de Al Gore o aquecimento global, tema principal do documentário, é visto como um fenômeno climático de larga extensão causado pelas ações do homem. A Terra recebe radiação emitida pelo Sol e devolve grande parte dela para o espaço através de radiação de calor. Os poluentes atmosféricos estão retendo uma parte dessa radiação que seria refletida para o espaço, em condições normais. Essa parte retida causa um importante aumento do aquecimento do globo.
A forma como o tema é abordado nos faz refletir e tirar qualquer duvida de que as ações humanas são responsáveis pelas mudanças climáticas. Fazendo-nos pensar nas pessoas que sofreram com catástrofes recentes e nos possíveis desastres que estão por vir, num futuro não tão distante.
A principal evidência do aquecimento global vem das medidas de temperatura de estações metereológicas em todo o globo desde 1860 e os maiores aumentos foram em dois períodos: 1910 a 1945 e 1976 a 2000. Evidências secundárias são obtidas através da observação das variações da cobertura de neve das montanhas e de áreas geladas, do aumento do nível global dos mares, do aumento das precipitações, da cobertura de nuvens, do El Niño e outros eventos extremos de mau tempo durante o século XX.
Por exemplo, dados de satélite mostram uma diminuição de 10% na área que é coberta por neve desde os anos 60. A área da cobertura de gelo no hemisfério norte na primavera e verão também diminuiu em cerca de 10% a 15% desde 1950 e houve retração das montanhas geladas em regiões não polares durante todo o século XX.
O documentário demonstra claramente a relação entre o aumento da concentração de dióxido de carbono na atmosfera e o da temperatura, comprovando, através de gráficos e estudos científicos, que desde o ano 2000 essa concentração vem crescendo vertiginosamente.
Infelizmente a expectativa para os próximos anos não é a mais animadora, uma vez que vivemos em uma sociedade extremamente capitalista, onde a principal preocupação é o lucro. Indústrias realizam a produção em massa e sem nenhuma responsabilidade ambiental, faz uso, de maneira abusiva, dos recursos naturais. Outro fator agravante é o aumento do número de carros e máquinas movidas por combustíveis fósseis, que de forma proporcional, também aumenta a emissão de poluentes.
“Uma Verdade Inconveniente” desperta o público para os problemas ambientais causados pela ação do homem, que de forma bastante agressiva vem trazendo danos e perdas incalculáveis a sua própria espécie. Mas, ao mesmo tempo, ele procura promover mudanças individuais e coletivas relacionando os valores morais, ideológicos e culturais das pessoas. Apontando medidas preventivas para um desenvolvimento sustentável e responsável.

Agenda 21




Rio-92 foi uma conferência, ocorrida no Rio de Janeiro, onde mais de 170 países assumiram o compromisso de realizar o Desenvolvimento Sustentável do Planeta e teve como uma das principais consequências a criação da Agenda 21.
Agenda 21 é um documento que tenta levar a sociedade industrial a um novo paradigma, que exige um novo entendimento de progresso, contemplando ainda mais equilíbrio e harmonia e promovendo um desenvolvimento responsável e de qualidade.
Estabelece a importância de cada país a refletir e procurar soluções sócio-ambientais, além de tornar possível a construção de um planejamento e plano de ação global, nacional e local, tendo como objetivo uma mudança civilizatória e econômica.
As ações prioritárias da Agenda 21 brasileira são os programas de inclusão social, a sustentabilidade urbana e rural, a preservação dos recursos naturais e minerais e a ética política para o planejamento rumo ao desenvolvimento sustentável. Mas o mais importante ponto dessas ações prioritárias, é o planejamento de sistemas de produção e consumo sustentáveis contra a cultura do desperdício.