quinta-feira, 14 de abril de 2011

Tipos de Poluição

Poluição sonora:

É causada pelo excesso de ruídos como aqueles gerados pelos carros, máquinas e etc., bastante comuns nos grandes centros urbanos e que, de certa forma, o homem acabou se acostumando. O efeito sobre a saúde humana dependerá do tempo de exposição e do nível de ruído.




Poluição visual:

As imagens de cartazes, outdoors, e outros meios de comunicação servem para transmitir informações, porém, o uso excessivo destes recursos pode ser considerado poluição. Por ser um tema bastante novo a “Poluição visual” gera opiniões distintas. De um lado, estão os que defendem que o excesso de propagandas e informações causam inúmeros problemas, como stress, desconforto visual, distração para os motoristas, etc., e de outro estão aqueles que acreditam que isso tudo não passa de uma preocupação com a estética do meio urbano.

Poluição atmosférica:

É aquele que afeta as condições do ar que respiramos. Suas principais fontes são as indústrias e os automóveis que lançam diversos tipos de gases na atmosfera. Estes gases podem causar danos à saúde humana como doenças respiratórias e alergias.




Poluição do solo:

Todo resíduo que é despejado no solo sem cuidado algum caracteriza um tipo de poluição. Os conhecidos “lixões”, locais para onde eram levados os resíduos produzidos em uma cidade, e que hoje em dia são ilegais, constituem uma fonte de poluição do solo. Assim como os agrotóxicos e defensivos agrícolas podem provocar a contaminação do solo e, na ocorrência de chuva, dos corpos hídricos.

Poluição da água:


A poluição dos rios, lagos, etc., é talvez a mais comum de todas as poluições. Durante toda a sua história o homem sempre procurou locais próximos a cursos d’água para se estabelecer e acabou comprometendo a qualidade das águas lançando esgotos de indústrias e residências. Atualmente existem leis que proíbem este tipo de destinação para os esgotos, mas ainda são muitos os locais onde isso acontece devido à fiscalização deficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário