quarta-feira, 23 de março de 2011

A problemática do lixo




        Uma das principais poluições que causam grande degradação do meio ambiente e ameaça o ser humano é o lixo urbano. Poucas cidades dispõem de aterros sanitários apropriados e raríssimas são as que possuem usinas de tratamento. Diante da escassez cada vez maior de locais apropriados para a colocação de lixo, montanhas são geradas diariamente nas cidades.
Esses lixões acumulam lixos de vários lugares, agravando a situação das pessoas. São lixos hospitalares, podendo haver contaminação com agulhas, remédios vencidos que se utilizados poderão causar vários danos a saúde, além de lixos tóxicos como a contaminação de pilhas e baterias que contenham metais pesados como o chumbo, mercúrio e cádmio em seus produtos. Estima-se que cada bateria ou pilha depositada de forma inadequada contamine uma área de um metro quadrado.
Metais pesados como chumbo, cádmio, mercúrio e seus compostos podem provocar graves doenças neurológicas, além de afetar a condição motora. Milhares de pilhas são jogadas nos lixos domésticos de celulares, brinquedos, lanternas, equipamentos eletrônicos e elétricos. Além disso, contaminam rios e lençóis freáticos.

Lixo radioativo:
              



        O lixo radioativo é constituído pelos materiais produzidos pelas usinas nucleares, centros e laboratórios de pesquisas, laboratórios médicos, que não são aproveitados na fabricação dos produtos dessas empresas. Os materiais utilizados são compostos químicos que ao serem descartados causam grandes danos, pois emitem uma alta carga de radioatividade, e sendo expostos ao meio ambiente e as pessoas são responsáveis pela origem de vários efeitos nocivos.
Os rios e lagos são alvos da contaminação de lixos radioativos, que além de poluir a água, podem matar peixes e espécies aquáticas e alterar a biodiversidade da região.A população também é alvo direto, uma vez que, atingida por alta radioatividade, pode contrair câncer, infecções, convulsões e até causar a morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário